27 de abril de 2024

MEGABYTE

Notícias, Dicas e Tutoriais do Mundo da Tecnologia.

IPTV e P2P: O que são, e qual a diferença? Entenda:

Leia em 3 minutos
IPTV e P2P: O que são, e qual a diferença? Entenda:

Em ambos os casos, ao ouvir as expressões IPTV e P2P, presumimos que se trata da “mesma coisa”: essas duas tecnologias são usadas para transmissão de TV via internet. Mas, não limitam-se a transmissão ao vivo. Tanto IPTV quanto P2P pode ser usado também para disponibilizar mídias digitais (Vídeos, Áudios).

O que é de fato um sistema IPTV?

IPTV, sigla de Internet Protocol Television é exatamente o que o nome sugere: a transmissão de um sinal de TV via protocolo IP. Ou seja, pela internet. Trata-se do mesmo serviço de transmissão de conteúdos televisivos.

O que é P2P?

Peer-to-peer, na tradução para o português, significa ponto a ponto. Na informática, o termo se refere a um tipo de arquitetura de rede de computadores em que cada participante (ponto) é também um servidor, e ajuda a manter o sistema funcionando.

Já o P2PTV que seria o termo correto para “IPTV P2P”, é um sistema de transmissão que usa a tecnologia P2P justamente para um funcionamento de forma mais eficiente.

Como funciona a transmissão via IPTV ou P2PTV?

Sabemos que para acessar canais de TV pela internet, o usuário precisa ter um player de vídeo compatível com listas IPTV, basicamente um software capaz de organizar e reproduzir as transmissões de cada endereço dos vários canais disponíveis na lista. Um dos mais conhecidos é o kodi, mas existem muitos outros.

Mas afinal, qual a diferença dessas tecnologias tão “similares”? Ja que servem para o mesmo propósito? Bom isso vai além da transmissão de TV online, sistema de Downloads decentralizados (torrents) também faz faz uso da tecnologia P2P. Mas, vamos focar em entender aqui a diferença entre elas correlacionando a transmissão de TV mesmo tá?

Qual a diferença entre IPTV e P2P?

Anteriormente foi resumido basicamente o que o usuário desse sistema entende (ou precisa entender), mas, de forma mais aprofundada, como realmente funciona cada um desses sistemas de transmissão? Vamos lá:

IPTV – Em um IPTV, todo processo de decodificação e transmissão do canal é feito por 1 servidor, o que significa que todo o trafego gerado por centenas ou até milhares de usuários são feitos diretamente para esse servidor, o que geralmente é a causa de lentidão ou travamentos durante uma transmissão.

P2P (P2PTV) – Na transmissão via P2P, o processo inicial é basicamente o mesmo, mas, tem um grande diferencial: Enquanto no IPTV todo o trafego é direcionado para um único servidor, no P2P cada usuário funciona como um “balanceador de carga”.

Em outras palavras, enquanto você assiste, também ajuda a transmitir, isso dá um “alívio” para o servidor, o que consequentemente acaba diminuindo para quase zero as chances de travamentos durante uma transmissão.

IPTV e P2P
Diferença entre IPTV e P2P
O que é P2P
Onde Assistir IPTV e P2P

Copyright © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.