3 de março de 2024

MEGABYTE

Notícias, Dicas e Tutoriais do Mundo da Tecnologia.

Núcleo da Terra desacelera, e fenômeno pode afetar duração dos dias – Notícias

Leia em 1 minuto
Núcleo da Terra desacelera, e fenômeno pode afetar duração dos dias – Notícias



Um novo estudo aponta que o núcleo da Terra pode ter desacelarado. A constatação foi feita a partir de dados de terremotos analisados pelos sismólogos Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, e publicada na revista acadêmica Nature Geoscience.


De acordo com pesquisas realizadas ao longo dos anos, a camada mais profunda e mais quente do planeta possuía um movimento de rotação mais rápido do que o manto e a crosta. Yi Yang e Xiaodong Song acreditam que a “freada” tenha acontecido por volta de 2009.



A observação leva em conta diversos pontos do planeta, o que confirma que o fenômeno é global. “Ficamos bastante surpresos!”, afirmou a dupla à Nature Geoscience. 


A mudança pode ajudar a esclarecer o papel que o núcleo interno desempenha na manutenção do campo magnético do planeta. Outra questão são as alterações que essa nova movimentação pode gerar como um todo. 


Os dados sugerem que a estrutura pode até estar no processo de voltar à subrotação, o que pode causar fenômenos geofísicos mais amplos, como aumento ou diminuição na duração de um dia na Terra. 


Outras alterações possíveis de acontecer seriam mudanças nas temperaturas do planeta e no nível do mar.


LEIA TAMBÉM: Terra pode ficar 3,2ºC mais quente até final do século, diz agência da ONU


Copyright © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.